DEPOIS DO CAR VEM O PRA.

DEPOIS DO CAR VEM O PRA.
VOCÊ SABIA QUE O CAR É SOMENTE O PRIMEIRO PASSO?

O governo prorrogou para maio de 2017 o prazo para que pequenos produtores rurais e agricultores familiares façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas terras. A prorrogação, publicada no Diário Oficial da União na Medida Provisória 724/2016, assegura que os mais de 1 milhão de proprietários e posseiros de pequenas terras que ainda não fizeram o cadastro não sejam prejudicados no acesso aos benefícios previstos no Código Florestal.

Estende para 05 de maio de 2017 os prazos para inscrição no CAR e para adesão ao PRA exclusivamente para os proprietários e possuidores de imóveis rurais que obedeçam à condição de pequena propriedade ou posse rural familiar, entendidas como aquelas com até 4 (quatro) módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais.

Dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), demonstram que 3,11 milhões de propriedades, ou seja, aproximadamente 78% das áreas passiveis de cadastro, já se inscreveram no CAR até 05/05/2016, porém a adesão ao CAR é somente o primeiro passo para a de regularização ambiental e estar inscrito não significa estar regularizado.

O PRA (programa de regularização ambiental) é a próxima etapa do processo e consiste em um conjunto de ações a serem desenvolvidas por proprietários ou posseiros com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental.

O PRA também irá determinar como, quando e onde será feita a compensação de áreas de Reserva Legal dos imóveis que possuem déficit de vegetação nativa de acordo com cada região do país, pois cabe aos estados regulamentar “as regras” da compensação e dos projetos de recomposição por meio de decreto.

Na visão de muitos o PRA é apensas um passivo, porém poucos sabem que é através dele que os produtores rurais poderão explorar economicamente a área de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente.

Quer saber como? Separamos vídeos e áudios de nossa consultora e especialista em meio ambiente a Eng. Agr. Mary Silvia Ferro. Confira!

1) Benefícios do PRA (Programa de Regularização Ambiental) produzido pela Bit Vídeo, empresa da Paulo Cardoso comunicações.

2) Programa Doutores da Terra #07 da Laborsolo. Você sabia que o Cadastro Ambiental Rural é só o 1º passo?

3) Programa Caminhos do Campo da Rede Globo que foi ao ar em 27/03/2016.
http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2016/03/prazo-para-fazer-cadastro-ambiental-rural-termina-no-dia-5-de-maio.html

Compartilhe

Comentários